Amadora . Évora . Massamá Norte . Mem-Martins
Pneucom Home
INFORMAÇÕES VERIFIQUE OS PNEUS ANTES DE IR DE FÉRIAS

Lembre-se de verificar os seus pneus antes de ir de férias

• Não vá de férias com pneus velhos
• Certifique-se de que a pressão dos pneus é adequada à carga e à velocidade
• Verifique os pneus também em carros alugados

Verifique a pressão dos pneus


Com o período de férias prestes a começar, a Continental aconselha vivamente todos os condutores a examinar cuidadosamente os seus pneus – não apenas verificando a profundidade do piso, mas também procurando quaisquer danos que possam ter ocorrido no piso ou na parede lateral.   

Estes danos podem ser fendas nas saliências do pneu ou bolhas na sua parte lateral. "O Inverno longo teve consequências negativas nas superfícies das estradas, o que exige um esforço adicional dos pneus" alertou Eugen Geyer, especialista em pneus que trabalha no departamento de Apoio a Clientes da Continental. "Por conseguinte, os condutores devem, neste período, analisar com particular cuidado os seus pneus e, em caso de dúvida, consultar um perito na loja de pneus ou oficina especializada".

A melhor forma de verificar a profundidade do piso – que deve ter pelo menos três milímetros – é introduzir uma moeda de um euro entre os blocos do piso. Se a margem dourada ficar coberta, a profundidade é suficiente. Se a profundidade do piso for inferior, existe um risco muito mais elevado de que ocorra o perigoso fenómeno de aquaplanagem, e as distâncias de travagem em estradas molhadas são superiores.      

Deve também verificar cuidadosamente a pressão dos pneus antes de ir de férias. Importa ter em conta velocidades superiores e a carga adicional no automóvel. Geyer aconselha a medição da pressão com os pneus frios. "Viagens mais longas implicam temperaturas médias superiores, que resultam no aumento da pressão do ar".           

Os valores correctos são indicados no manual do pneu ou em autocolantes no porta-luvas, na estrutura da porta ou na parte interior da tampa do depósito de combustível.
Os condutores que aluguem um automóvel nas suas férias devem também verificar a pressão dos pneus do veículo. Em particular, os funcionários que trabalham em destinos de férias com muito sol muitas vezes não têm tempo suficiente para examinar os pneus – é aconselhável, por isso que os verifique por si.